Seminário sobre Inteligência Artificial

Será que já temos um consenso nacional sobre o quê regular em termos de IA?

A partir de iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), será realizado, no dia 30 de julho de 2021, das 9h às 12h, o Seminário Inteligência Artificial: Nas fronteiras de um novo paradigma.

Com caráter público e de livre participação por meio do Youtube, o Seminário tem por objetivo contribuir para o debate nacional sobre o tema, reunindo subsídios para o melhor entendimento deste novo paradigma decorrente do crescente desenvolvimento e das novas aplicações da Inteligência Artificial (IA).

Na ocasião, especialistas, parlamentares, representantes do setor empresarial e de entidades da sociedade civil, além de membros de Governo, discutirão de forma abrangente as oportunidades e os desafios da aplicação da IA. 

O Seminário poderá ser assistido a partir do Canal do Ministério da Economia no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=yv0TEIntJUk).

Para Programação do Seminário, clique aqui.

Inteligência Artificial

A inteligência Artificial (IA) é uma disciplina cada dia mais presente na vida dos seres humanos, seja nas fábricas ou nas cidades inteligentes, nas redes sociais ou em casa. O uso de dados e algoritmos para orientar a tomada de decisão e criar novos modelos de negócio é um fato irreversível. 

O avanço da nova fronteira da computação e da robótica implica no estabelecimento de consensos globais acerca de questões relacionadas à legalidade, ética, transparência, privacidade e segurança. Ao mesmo tempo, descortinam-se incontáveis oportunidades para o mundo dos negócios, gerando impactos e desafios também no mundo do trabalho. Não é por menos que quase todas as nações do mundo criaram formas de debater o tema por meio de estratégias nacionais, alianças ou iniciativas governamentais a fim de fomentar a discussão sobre os impactos positivos e negativos deste novo paradigma na economia, na política e na cultura.

Brasil

No Brasil, o Governo Federal lançou em abril deste ano a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), criando um alinhamento entre os setores público, privado e a academia para definir diretrizes e ações estratégicas em nove eixos orientadores. O trabalho começou em 2019 e agora está em fase de priorização de ações estratégicas por meio de grupos representados por mais de trinta entidades e especialistas do setor.

Ao mesmo tempo, diversas proposições legislativas tramitam no Congresso Nacional para regulamentar o tema.  Será que já temos um consenso da sociedade brasileira sobre o quê regular em termos de IA?