ESTUDOS E MAPEAMENTOS

Governos, academia e entidades privadas estão produzindo estudos, diagnósticos e relatórios sobre indústria 4.0 e transformação digital. Conheça um pouco mais sobre a 4ª Revolução Industrial e entenda os desafios e oportunidades que seu advento representa.

1. MAPEAMENTO 4.0  

Plataforma para registro de iniciativas nacionais para indústria 4.0 no Brasil.

2. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), elaborou o Painel de Monitoramento da Digitalização e o Índice de Transformação Digital do Brasil.

As plataformas foram desenvolvidas para reunir, organizar e sistematizar as informações já existentes sobre processos de transformação digital do país e do mundo. E oferecem também avaliações e análises sobre as mensurações.

Outro estudo relevante na área foi realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acerca dos  desenvolvimentos recentes na economia digital brasileira. O relatório A Caminho da Era Digital no Brasil revisa políticas relacionadas à digitalização e faz recomendações para aumentar a coerência das políticas nessa área. 

3. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Levantamento de informações sobre estudos existentes relativos à identificação de segmentos ou nichos com maior potencial para desenvolvimento tecnológico nacional.

4. DEMONSTRADORES DA INDÚSTRIA 4.0 

Relatório contendo (i) a classificação e a caracterização dos demonstradores, no contexto da Indústria 4.0 e (ii) um conjunto de recomendações para a implementação de demonstradores, alinhados ao contexto do Brasil. 

Apresentação Demonstradores da Indústria

5. PESQUISA INDUSTRIAL – ABIMAQ.

Relatório da Pesquisa Transformação Digital e Inovação em Novos Modelos de Negócio.