Perguntas Frequentes

A Câmara Brasileira da Indústria 4.0, ou Câmara I4.0, é uma iniciativa do Governo Federal, entidades do Sistema S, associações representativas dos setores industriais e representantes da academia que objetiva propor e apoiar a implementação de programas, ações e projetos voltados para a promoção da adoção de tecnologias 4.0 pela indústria brasileira.

A Câmara I4.0 é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Economia – ME e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, e conta com a participação de instituições estatais, públicas não estatais e privadas em seu Conselho Superior. Procure sua associação ou escreva para [email protected] e saiba mais.

A Câmara I4.0 é formada por órgãos governamentais, entidades do terceiro setor, representantes da academia e especialistas convidados. Procure sua associação ou escreva para [email protected] e saiba mais.

A Câmara I4.0 não comporta a participação individual, à exceção de especialistas convidados em função de seu notório saber e relevantes contribuições para o setor. Os setores industriais são representados por meio de suas associações. Procure sua associação ou escreva para [email protected] e saiba mais.

Preencha o formulário de proposição de eventos e aguarde o contato da Secretaria Executiva da Câmara. Sua proposta passará por uma análise de pertinência em relação aos temas da indústria 4.0 e poderá integrar a lista de eventos do site.

Os projetos da Câmara I4.0 podem ser consultados no seu Plano de Ação 2019-2022, que é periodicamente revisado por decisão do Conselho Superior.

A Câmara I4.0 não presta apoio financeiro direto a projetos, visto que não possui orçamento próprio. No entanto, o Plano de Ação 2019-2022 conta com ações que prestam apoio financeiro nas modalidades de financiamento e fomento.