INSTRUMENTOS FINANCEIROS

1. FINANCIAMENTO 4.0

Finep Inovacred 4.0

Linha de crédito para formulação e implementação de soluções de digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Finep IoT

Linha de financiamento para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços baseados em tecnologias digitais – tendo como referencial o conceito de Internet das Coisas e demais tecnologias habilitadoras da Manufatura Avançada – com aplicações na saúde, indústria, no agronegócio (ambiente rural) e no desenvolvimento urbano (cidades).

BNDES Crédito Serviços 4.0

Linha de crédito disponibilizada pelo BNDES a empresas. Contratação de serviços tecnológicos, credenciados pelo BNDES, associados à otimização da produção, à viabilização de projetos de manufatura avançada e à implantação de soluções de cidades inteligentes e outros similares.

BNDES Finame Máquinas 4.0

Linha de financiamento disponibilizada pelo BNDES a empresas. Financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos com tecnologia 4.0 que tenham características de serviços de manufatura avançada e de IoT.

2. EDITAIS ABERTOS

Programa IA2 MCTI 

O IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com a Softex, no âmbito do Programa Prioritário. O Programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções em inteligência artificial no valor de até R$500.000,00 (Quinhentos mil reais), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores com a adoção de inteligência artificial e apoiar maior interação e conexão entre os atores participantes do ecossistema de inovação, aumentando a competitividade e internacionalização de tecnologias brasileiras através da inovação e eficiência do setor produtivo brasileiro.

3. FERRAMENTAS DE BUSCA

MEI Tools

A Mobilização Empresarial pela Inovação mapeia os instrumentos de fomento à inovação vigentes no país e divulga a lista trimestralmente no MEI Tools. Com a ferramenta, você encontra instrumentos públicos e privados que podem levar seus projetos de inovação mais longe.

Núcleo de Acesso ao Crédito

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações Estaduais de Indústria, o qual ajuda empresas de todos os portes a encontrarem, de forma simples, as linhas de crédito ideais para aprimorar o seu negócio.