GT-1: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Desafios e medidas para promover a inovação e o desenvolvimento de tecnologias habilitadoras e soluções da Indústria 4.0 por empresas no Brasil.

1.1 Identificar segmentos ou nichos com maior potencial para desenvolvimento tecnológico nacional

1.1.1Baseado em estudos existentes, identificar segmentos, tecnologias e oportunidades com maior potencial para desenvolvimento no Brasil.
Entrega: Plataforma para registro de iniciativas nacionais para indústria 4.0
Responsável: MCTI/SENAI
Status: Concluído
Entrega: Levantamento de Informação sobre estudos existentes relativos à identificação de segmentos ou nichos com maior potencial para desenvolvimento tecnológico nacional.
Responsável: MCTI/CGEE
Status: Concluído
1.1.2Estabelecer metodologia, a exemplo da matriz tecnológica do BNDES e outros, para identificar novos segmentos ou nichos com maior potencial para desenvolvimento tecnológico e inovação
Entrega: Mapeamento das principais metodologias de aproximação entre o setor produtivo e tecnologias 4.0.
Responsável: MCTI/CGEE
Status: Concluído

1.2 Estruturar rede de sistemas para o desenvolvimento e demonstração de tecnologias associadas à Indústria 4.0 aplicados a setores priorizados

Iniciativas
1.2.1Identificar e classificar iniciativas nacionais e internacionais de demonstradores de tecnologias, conforme o contexto, objetivo, nível de maturidade e outros
Entrega: Relatório Final “Demonstradores da Indústria 4.0”
Responsável: MCTI/UFRGS/Embrapii
Status: Concluído
1.2.2Identificar e classificar atores (ICTs, financiadores, governo, empresas e outros) para demonstração de tecnologias com objetivo de sensibilização, inspiração, networking, benchmarking, dentre outros.
Entrega: (i) Lista de atores identificados e classificados (ICTs, financiadores, governo, empresas e outros); (ii) Desenvolvimento dos Modelos de Negócio para os diferentes tipos de Demonstradores; (iii) Ações de disseminação da Lista e dos Modelos.
Responsável: MCTI/UFRGS/Embrapii
Status: Em execução
Prazo: Nov/2021
1.2.3Estimular, promover e participar de fóruns de discussão para prospecção nacional e internacional de tendências em tecnologias para a indústria 4.0 (smart product, smart working place, serviços e outros).
Entrega: Relatórios e feedbacks dos participantes nos Fóruns de discussão.
Responsável: MCTI
Status: Em execução (ação contínua)
1.2.4Mapear as melhores práticas entre programas de Transformação Digital Corporativos.
Entrega: Relatório final de pesquisa ser realizada com empresas e executivos opinando e relatando as melhores práticas e programas de transformação digital corporativos, bem como suas implicações e limitações.
Responsável: MCTI, ABStartup e Câmara Brasil-Alemanha.
Status: Em execução
Prazo: Jul/2021
1.2.5Entender qual é o papel das Startups no processo de Transformação Digital de empresas já estabelecidas e verificar o que é relevante e necessário para fortalecer esta conexão.
Entrega: Relatório final de pesquisa ser realizada com startups na área de Indústria 4.0 e áreas correlatas, visando entender qual o papel e quais as oportunidades para este público no processo de transformação digital corporativos.
Responsável: MCTI, ABStartup e Câmara Brasil-Alemanha.
Status: Resultado parcial
1.2.6Apoiar a discussão da proposta do Programa Rumo 4.0 – Programa Estratégico para proporcionar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança em equipamentos, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade em máquinas e equipamentos, por meio de investimento em projetos de P&D, com foco na indústria 4.0.
Entrega: Contribuições dos participantes da Câmara para a proposta de criação de um Programa estratégico do Governo Federal que visa apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competividade, a inovação, a segurança em equipamentos, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade em máquinas e equipamentos, por meio de investimentos em projetos de P&D, com foco, na indústria 4.0, incluindo a cadeia produtiva e digital, para o setor de Máquinas e Equipamentos
Responsável: MCTI e Abimaq.
Status: Em execução
Prazo: Jul/2021
1.2.7Estimular a criação de “Consórcios para Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias 4.0”.
Entrega: Apoio público-privado para demonstradores regionais para soluções tecnológicas em indústria 4.0 (07 subgrupos* e demais projetos pertinentes de demonstradores) em áreas estratégicas, com plano de continuidade e manutenção pós-estímulo público.
Responsável: MCTI e Associações.
Status: Em planejamento.
Prazo: A definir.