Estudo do CGEE aborda novos modos de formação profissional no contexto das tecnologias disruptivas

Documento apresenta recomendações para formação profissional e tecnológica dos estudantes do ensino médio

A partir de demanda da Câmara da Indústria 4.0, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) elaborou Nota Técnica com a revisão de literatura sobre o avanço das tecnologias disruptivas e seu impacto sobre a produção industrial, com foco nas novas habilidades e competências necessárias para a formação profissional e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Em suas recomendações finais, o estudo ressalta, dentre outros, a relevância dos investimentos na qualidade da execução básica, com foco na alfabetização e no letramento em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A inserção da aprendizagem da lógica de programação (pensamento computacional) na educação básica também foi uma das recomendações observadas.

Ainda em relação ao tema, foram destacados: o cumprimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC); a necessidade de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores em exercício na educação profissional e tecnológica; a pertinência da flexibilização de currículos de cursos de educação profissional e tecnológica; e a inserção de tecnologias educativas inovadoras no rol das tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0.

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