CONECTIVIDADE E APLICAÇÕES

A utilização de tecnologias 4.0 na indústria demanda a existência de redes que suportem o tráfego de grande volume de dados e aplicações que conectem os dispositivos, oferecendo soluções digitais para diversas verticais da economia. No momento, a Câmara da Indústria 4.0 trabalha nas seguintes iniciativas:

1. 5G E REDES PRIVADAS

A Câmara da Indústria 4.0 acompanha de perto a implementação das ações que irão permitir a introdução da tecnologia de telefonia móvel 5G no Brasil. O trabalho consiste em monitorar atividades do governo cujos resultados impactarão diretamente na velocidade e custos de implantação das redes privadas da nova geração de banda larga móvel sem-fio.

Para tanto, os membros da Câmara estão acompanhando as ações preliminares relativas ao leilão do uso de radiofrequências, a ser realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como a publicação de demais regulamentos e certificações que permitirão a prestação de serviços 5G em caráter privado.

Na outra ponta, atores da Câmara também atuam na execução de trabalhos práticos que visam mapear o ecossistema de aplicações e testar o uso da nova tecnologia em redes privativas de indústrias, campo e cidades.

Saiba mais acessando:

Hotsite da Anatel

Perguntas e respostas sobre o 5G

Hotsite Deloitte

Hotsite Ericsson

2. INTERNET DAS COISAS

A comunicação máquina a máquina (M2M), por meio de sensores e outros dispositivos, é a tecnologia que permitirá uma verdadeira revolução do chão-de-fábrica e de outras unidades de uma indústria. Por meio da chamada Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), será possível conectar equipamentos e coletar dados inerentes ao seu funcionamento. Por meio de técnicas de análise de dados, as informações levantadas passam a servir a todo o processo fabril como forma de realizar manutenção preditiva, reduzir consumo de energia e outros insumos, bem como apoiar a tomada de decisão por parte de gestores.

Conheça abaixo alguns estudos e legislações que tratam do tema e confira no plano de ação da Câmara iniciativas ligadas à IoT para os próximos anos.

PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS

Decreto Nº 9.854, de 25 de Junho de 2019 – Institui o Plano Nacional de Internet das Coisas e dispõe sobre a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas.

Estudo BNDES: “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”

Hotsite CPqD

BNDES Pilotos IoT

Desoneração Dispositivos de IoT: Lei 14.108, de 16 de dezembro de 2020 – Altera as Leis nos 12.715, de 17 de setembro de 2012, e 9.472, de 16 de julho de 1997, para dispor sobre os valores da Taxa de Fiscalização de Instalação, da Taxa de Fiscalização de Funcionamento, da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) das estações de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina, e sobre a dispensa de licenciamento de funcionamento prévio dessas estações.