CAPACITAÇÃO E DIAGNÓSTICOS

Para o Brasil, a chamada 4a Revolução Industrial é mais do que uma mera alteração em modelos e processos produtivos. Ela diz respeito a uma mudança de um paradigma marcado pela automação do chão-de-fábrica para uma completa modificação dos processos e das formas como se produz, comercializa-se e distribui-se produtos e serviços.

Intensiva em mão-de-obra altamente qualificada, a também conhecida Economia 4.0 – e aqui vai além do setor industrial – exigirá uma total modificação nas habilidades dos trabalhadores e em seus processos de treinamento e aperfeiçoamento. O novo perfil profissional exigirá capacidade de operação dos dispositivos IoT e de interpretação dos dados gerados pela inteligência artificial, entre outras qualificações. Esta necessidade de alteração na formação de pessoal demandará o surgimento de iniciativas que promovam, reflitam e apontem alternativas para a educação e criação de novas habilidades para os trabalhadores no ambiente da 4a Revolução Industrial.

Aqui você encontra oportunidades de capacitação para empresários e trabalhadores e diagnósticos das competências necessárias para a indústria 4.0:

1. CAPACITAÇÃO

SENAI4.0 http://www.senai40.com.br/ 

Plataforma eletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com soluções e serviços em educação, inovação e tecnologia vinculados à Indústria 4.0. 

Como principais atividades disponibilizadas destacam-se, dentre outros:

  • cursos de cursos técnicos, de aperfeiçoamento profissional e pós graduação nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 (Computação em Nuvem, Big Data, Segurança Digital, Internet das Coisas, Integração de Sistemas, Robótica Avançada, Manufatura Digital, Manufatura Aditiva);
  • atividades de consultoria e pesquisa aplicada por meio de rede com 26 Institutos SENAI de Inovação e 58 Institutos SENAI de tecnologia; e
  • modelo de avaliação de maturidade tecnológica de empresas, baseado na metodologia da Academia Alemã de Ciência e Engenharia (ACATECH) para orientação da utilização específica dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0.

Mundo SENAI https://www.mundosenai.com.br/ 

Plataforma eletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) específica para formação profissional em temas do setor industrial, que disponibiliza cursos de qualificação, orientação profissional, e vagas de emprego também relativos à indústria 4.0.

2. DIAGNÓSTICOS

Formação Educacional e Empregabilidade em TIC 

“Achados e Recomendações” de Estudo, realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), acerca da Formação Educacional e Empregabilidade no Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Novas Profissões na Era Digital: Chances e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde

Este relatório analisa o contexto da recuperação verde pós-pandemia e as necessidades e oportunidades de formação profissional advindas dessa recuperação através da transformação digital. O estudo tem como tema central as tendências de transformação digital e analisa o impacto que a mesma pode ter na demanda profissional em setores-chave para a recuperação verde do país. São analisados quatro grandes setores com potencial para essa recuperação: (i) Software e TI, (ii) Indústria de transformação e serviços produtivos, (iii) Agricultura, e (iv) Saúde.

Formação profissional

Nota Técnica – Saberes técnicos e tecnológicos para uma sociedade em transformação: novos modos de formação profissional para novos modos de produção industrial face às tecnologias disruptivas.

Relatório – Chances de Desafios na Qualificação Profissional para Uma Recuperação Verde.

Nota Técnica – Panorama de habilidades e competências para um mundo 4.0.       

Relação de grupos de pesquisa ativos do CNPq com atuação na linha de pesquisa “Indústria 4.0”.