DESENVOLVIMENTO E ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS

1. PROGRAMA BRASIL MAIS

O Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade e competitividade do setor produtivo brasileiro por meio da adoção de metodologias e tecnologias que promovam a melhoria das práticas gerenciais e produtivas, a transformação digital e o estímulo à adoção de tecnologias 4.0 pelas empresas. 

É um programa de implementação rápida e de baixo custo que oferece às micro, pequenas e médias empresas de todos os setores soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), com gestão operacional da ABDI e execução dos atendimentos por SEBRAE e SENAI. As duas primeiras fases do programa, com foco nas Capacidades Empresariais e na Transformação Digital de MPMEs, tem como meta capacitar 2 milhões de empresários e atender diretamente, com mentoria, apoio técnico e consultorias especializadas, 140 mil empresas até 2022.  

A última fase é o Brasil Mais Economia 4.0, cujo intuito é apoiar o desenvolvimento e acelerar a implementação em empresas de pequeno e médio porte de tecnologias 4.0 como Internet das Coisas (IoT), blockchain, inteligência artificial, aprendizado de máquinas (machine learning) e aplicações de internet 5G. 

Em 2019, a SEPEC/ME realizou um piloto para o desenvolvimento de metodologia de atendimento com esse foco em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e o Fórum Econômico Mundial. O projeto “Acelerando a Adoção de IoT industrial em PMEs” testou a metodologia desenvolvida em 50 empresas, que obtiveram uma taxa média de retorno do investimento de 191,6% e tempo médio de retorno do investimento de 4,1 meses.

Atualmente, a SEPEC/ME negocia com outros parceiros o escalonamento dessa metodologia para chegar a até 2 mil empresas por ano a partir de 2022. 

2. CENTRO PARA A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL NO BRASIL (C4IR BRASIL)  

​​O Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial no Brasil (C4IR Brasil) é uma parceria público-privada entre o World Economic Forum (WEF), Governo Federal do Brasil, Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada para desenvolver políticas públicas em três áreas tecnológicas de grande impacto: ​​​​Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina; Internet das Coisas e Transformação Urbana; e Política de Dados.

A Plataforma de IoT e Transformação Urbana está conduzindo o projeto de Manutenção Preditiva. Esse projeto consiste na avaliação dos desafios que empresas industriais enfrentam ao adotar o conceito, dos pontos de vista tecnológico, de negócios, capital humano e de governança.

Essa avaliação é realizada através da observação de empresas que estão em fase de planejamento da adoção da tecnologia, acompanhando seus projetos de implantação, bem como pelo estudo de caso de empresas que já iniciaram essa jornada de forma bem sucedida ou tem enfrentado diferentes dificuldades nesse percurso.

Com os aprendizados a partir desses acompanhamentos e análises, o C4IR Brasil produzirá publicações com o objetivo de esclarecer os principais aspectos para que as empresas devem levar em consideração para planejar e executar a adoção de tecnologia em seus negócio, com uma visão expandida, para além da mera compra de tecnologia. Produzirá, ainda, reflexões para legisladores para que possam ser refletidas em políticas públicas que estimulem a economia, a adoção ética e a governança consistente e fundamentada em regulação, dessas tecnologias.

Mais informação sobre a Rede de Centros da Quarta Revolução Industrial: https://www.weforum.org/centre-for-the-fourth-industrial-revolution/affiliate-centres