ME publica catálogo de casos de uso da indústria 4.0 para MPMEs

O catálogo de casos de uso de soluções de transformação digital da Indústria 4.0 aplicados às MPMEs brasileiras do setor de transformação industrial servirá para ampliar o nível de conhecimento dos proprietários e gestores dessas empresas acerca de outras experiências vivenciadas em desafios congêneres, bem como subsidiar a melhor atuação governamental no apoio aos desafios pertinentes enfrentados pelas referidas MPMEs. Para isso, o catálogo foi elaborado tendo como ponto de partida os desafios de produtividade normalmente apresentados por essas empresas.

Dentre as informações catalogadas e padronizadas destacam-se as seguintes: descrição da solução tecnológica; esquema tecnológico; escopo; forma de aquisição; impacto e esforço da implementação; custo de implementação; tempo de retorno do investimento; desafio de produtividade; KPIs; setores com maior potencial de aplicação; risco de implementação; requisitos tecnológicos e humanos; stakeholders internos e externos e etapas de implementação.

O trabalho faz parte de um estudo contratado pelo Ministério da Economia via PNUD com o Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Acesse o documento aqui.